Os vinhos da Borgonha são muito famosos no mundo todo e, como tudo que ganha fama, acabam sendo copiados. A Borgonha não ficaria de fora: o estilo dos seus vinhos foi reproduzido, ou melhor, inspirou outras regiões produtoras. Assim, surgiram expressões como: vinhos à Borgonhesa, estilo Borgonha ou vinificação à Borgonhesa. Mas afinal, o que isso significa?
O que caracteriza um vinho da Borgonha?
Na Borgonha, os vinhos tintos são produzidos a partir da uva Pinot Noir e os brancos a partir da Chardonnay. Mais do que isso, fala-se em vinhos de terroir, provenientes dos famosos Climats da Borgonha — parcelas delimitadas, cada uma com características únicas e reconhecíveis, como um DNA.
Essas características resultam da combinação entre o solo, o clima, a geografia, meio ambiente e o trabalho humano, que ao longo de séculos soube valorizar cada detalhe.
Na vinificação borgonhesa, alguns pontos são marcantes:
-
Para os brancos, o envelhecimento sur lies, em que as borras finas dão corpo e cremosidade.
-
Tanto nos brancos quanto nos tintos, o uso de barris de carvalho francês de 228 litros, que podem ter porcentagens variáveis de barris novos.
-
O longo período de maturação, que pode variar de 10 meses a até 2 anos ou mais.
Como o estilo Borgonha inspira outros produtores
Esse conjunto de práticas — seja isoladamente ou em combinação — acabou inspirando produtores de diferentes regiões e até de outros países.
Um exemplo pessoal: em outubro de 2024, estive em Portugal com a minha familia e jantei num excelente restaurante em Lisboa. Comida boa e um bom vinho português. O gerente, ao saber que moro na Borgonha, nos ofereceu um outro vinho do mesmo produtor que, segundo ele, era “como um Borgonha”.
Era um vinho branco feito a partir de duas uvas, envelhecido com borras finas por 10 meses em barril de carvalho francês, com uma proporção considerável de barris novos. Até a garrafa era no formato típico da Borgonha.
Pesquisando depois no site do produtor, percebi que seus outros vinhos eram em garrafas tradicionais e que seus todos os seus brancos costumavam ter apenas 3 meses de barril, ou 6 meses em taques de inox. Ou seja: ali servido estava o estilo borgonhês aplicado a um vinho português — talvez de forma exagerada, mas presente.

O vinho à Borgonhesa como marketing
Mas por que um produtor decide adotar a vinificação à Borgonhesa?
A resposta está no marketing.
Quando o gerente disse apenas “este vinho é como um Borgonha”, ele não quis dar mais explicações, pois sabe que um vinho apresentado desta forma vende-se sozinho. Essa frase, por si só, já eleva a percepção de qualidade do consumidor. No caso desse produtor, o vinho mais barato custava 9 euros, enquanto o tal “à Borgonhesa” era vendido por 35 euros — o mais caro da linha.
O estilo Borgonha é passageiro?
Hoje o estilo Borgonha é evidente e espalhado por duas razões. Quando o produtor é bom ele sabe dosar as técnicas para valorizar o seu vinho, se necessário, através de técnicas comuns da Borgonha. Outros perdem um pouco à mão querendo conquistar o paladar e o subconsciente coletivo e assim, acabam apagando a identidade local deste vinho.
Vale a pena esse esforço “à Borgonhesa”?
Para o produtor parece que sim. O consumidor associa um vinho “como os da Borgonha” a algo acima da média e está disposto a pagar mais por essa experiência, sem ser os altos valores de um Borgonha autêntico. O estilo à Borgonhesa vende.
Mas, como foi dito acima, se o produtor erra a mão o vinho torna-se frustrante para muitos, como foi para mim. Eu apreciei muito mais a autencidade, leveza, frescor e descomplicação do vinho português de 9 euros do que o português estilo Borgonhês à 35 euros.
✨ Se você também quer entender de perto o que torna os vinhos da Borgonha tão especiais, venha viver essa experiência comigo:
-
Passeios privados de enoturismo na Borgonha, com visitas exclusivas e degustações técnicas.
-
Curso online “Vinhos da Borgonha – Volume 1”, com vídeos gravados na Borgonha, apostilas e mapas para estudo.
-
Guia de Viagem da Borgonha (e-book), com recomendações de onde degustar, comer, visitar e comprar.
📩 Entre em contato para transformar seu interesse em uma experiência única no coração da Borgonha!