Eu sempre aconselho as pessoas a alugarem um carro para visitar qualquer cidade saindo de Paris. E a dúvida é: onde eu alugo o carro? Não os nomes de empresas, porque isso você acha no Google facilmente, mas qual cidade? Paris, Dijon? Beaune? Eu vou te ajudar.
Para quem sai de Paris em direção à Borgonha:
Opção 1 – Paris: alugue em Paris, na locadora mais próxima do seu hotel ou no próprio aeroporto. Empresas como Sixt, Localiza e Europcar são ótimas. A Hertz tem a tendência de deixar a desejar.
De Paris, você pega a estrada diretamente para a Borgonha ou outro lugar que você queira passar antes, como, por exemplo, Champagne. As estradas são ótimas, super bem sinalizadas e monitoradas. A velocidade máxima permitida é de 130 km/h e não costuma haver trânsito. Tem somente para sair de Paris.
Opção 2 – Dijon: vá de trem de Paris até Dijon (veja este meu texto para mais detalhes) e alugue o carro em Dijon. As locadoras de carro ficam na frente da estação de trem, o que facilita bastante. Com a sua reserva feita, eles mostram a área reservada da estação de trem para carros de locadoras. Lá estará o seu veículo, e você pode pegar a autoestrada ou a estrada nacional D974 (sem pedágio e mais bonita). Esta é uma opção super prática, principalmente para a volta a Paris, pois a viagem de trem é curta, dura 1h30, e a de carro, 3h. Então muita gente vem de Paris de carro e, na volta, devolve em Dijon e segue de trem para Paris.
Opção 3 – Beaune: alugar em Beaune. EU NÃO RECOMENDO. A frota é menor, os carros não são tão bons e as locadoras são afastadas demais da estação de trem.
Agora você já consegue se planejar melhor. E não esqueça: agende sua viagem comigo para um passeio privado ou adquira meu Guia de Viagem da Borgonha, em formato e-book, ou prepare-se para entender sobre os vinhos da Borgonha com o meu curso básico de Vinhos da Borgonha – Volume 1. Link aqui na minha loja on-line.
Boa viagem!
Juliana Lins Cruz
@vempraborgonha
Newsletter: Café & Borgonha