Você está planejando a sua viagem e a sua dúvida ao visitar a Borgonha é se deve alugar um carro ou viajar só de trem, acertei?
A minha resposta sempre é a mesma: faça o seu orçamento e alugue um carro.
Os motivos são inúmeros, mas entre os principais são a logística e as malas de viagem.
Logística:
Saindo de Paris o ideal é sempre alugar um carro para visitar o interior, como a Borgonha, ou o litoral. Porque muitas cidades pequenas e principalmente os vilarejos não possuem estações de trem.
Além da localização da estação de trem, que às vezes é afastada do centro da cidade e não há taxis na saída de prontidão, logo as pessoas precisam ir andando com as malas até o hotel. Aliás esta cena é super comum na vila de Beaune na Borgonha.
E aqui na Borgonha muitos vilarejos de produção de vinhos que as pessoas querem visitar, não possuem a própria estação de trem e por isso o acesso é exclusivamente de carro ou de bicicleta, para os atletas amadores.
Outro detalhe, é que temos que sempre nos lembrar que a França é um país onde é comum ter greves e por isso é normal perdermos uma viagem de trem ou sofrermos atrasos. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu perdi compromissos por causa das greves de trens. E descobrir o que fazer quando seu trem é atrasado ou cancelado em outra língua é uma enorme dor de cabeça!!
Historia pessoal:
Eu moro em Beaune na Borgonha e eu ia pegar um trem bem cedo até Paris para passar o dia, e depois no final da tarde ir para o aeroporto para pegar o meu vôo às 20 horas. Porém naquela manhã às 7 horas todos os trens para Beaune e de Beaune foram cancelados. E não tinha ninguém no guichê de informações/compras da estação de trem para ajudar, porque eles só começam a trabalhar às 8 horas mesmo em greve. E ai, o que fazer? A sorte foi que eu consegui pegar uma carona de carro até Dijon e de la peguei um trem extra superlotado que fez a viagem que dura normalmente 2h30 em 4h30 até Paris. Resultado, cheguei no aeroporto depois das 18 horas e o que era para ser um dia tranquilo em Paris para depois ir até o aeroporto, virou um corre-corre.
Moral da historia: alugue um carro e devolva-o no aeroporto no fim da viagem. Ou contrate um transfer.
Malas de Viagem:
Nós brasileiros viajamos com malas grandes e pesadas. Isso é um fato. E esse é o nosso grande inimigo ao escolher viajar de trem ao invés de viajar de carro pela Borgonha ou França.
Quando finalmente você entra no trem, consegue subir os degraus do trem com as malas (parece bobagem, mas na hora é um desafio), você acha o babageiro que normalmente é um pequeno espaço com uma estante separando-o em dois andares. Cabem no máximo 3 malas em cada andar. E caso você tenha chegado na hora, mas 6 pessoas do seu vagão chegaram antes, pode ser que você não tenha lugar para guardar a sua mala.
Por isso algumas pessoas que usam Paris como base e saem para fazer curtas viagens e voltam para Paris, deixam as malas grandes nos air bnbs ou nos hotéis, que podem cobrar uma taxa por dia dependendo do tempo que as babagens ficarão por lá. Essas pessoas costumam viajar com uma mala de mão que pode ser guardada no maleiro que fica acima dos assentos do trem.
Outras pessoas (a maioria) que não vão voltar para o hotel em Paris, alugam um carro e colocam todas as malas no porta-malas. Simples e fácil!
Historia Pessoal:
Eu cheguei com antecedência na estação de trem e guardei as minhas duas malas grandes no maleiro sobrando espaço para uma terceira mala menor. Fui sentar e curtir a viagem. Quando eu levantei para ir ao banheiro eu vi que uma mala tinha mudado de posição (até ai normal, porque alguém deve tê-la virado para encaixar outra mala) só que a outra mala estava no corredor!!! E o pior, não tinha mais lugar para eu guardar esta mala que estava largada. Eu não pensei duas vezes e fui vasculhar a etiqueta de identificação da mala ao lado daquela que estava na estante. Vi o nome da pessoa e quando olho para o trem eu vi um par de olhos bem culpado me observando e perguntei:
– Essa mala é do senhor?
-Sim, é minha.
-Aquela mala largada no corredor é minha e ela estava ao lado desta outra que também é minha e que agora tem a sua mala no lugar.
-Ah, desculpa madame, eu vou te ajudar a recolocar a sua mala.
Ele removeu a mala dele, eu coloquei a minha no lugar e ele deixou a babagem dele no corredor.
Um abuso.
Moral da historia: viajem de trem com apenas uma mala pequena por pessoa ou aluguem um carro para evitar contra-tempo.
Espero ter ajudado vocês a tomarem a decisão. O melhor mesmo é viajar de carro pela Borgonha. Exceto se você só for ficar dois dias e somente nas cidades de Dijon e Beaune. Ai, use e abuse do trem.
Até breve,
Juliana.