Quando a gente viaja, costumamos fazer uma “farmacinha”: uma bolsa cheia de remédios do cotidiano. Mas, vira e mexe, eu tenho turistas que precisam comprar algo na farmácia, e eu recomendo algumas marcas de uso diário, sem receita, e aviso o que se vende e o que não se vende nas farmácias.
Então, anota a listinha:
- Paracetamol: aqui tudo se cura com paracetamol. Dor de cabeça, dor no corpo, resfriado, febre, gripe e covid. Vendido sem receita. Em francês, se pronuncia da mesma forma que em português.
- Ibuprofeno: um leve anti-inflamatório vendido sem receita médica. Também muito indicado para enxaquecas, dores de cabeça e dores no corpo. Em francês se fala ibuprofène.
- Oxyboldine: remédio efervescente para indigestão. É à base de boldo e é um santo remédio quando comemos muito ou comidas diferentes das quais não estamos acostumados. Ou para quando se bebe muito. Vende sem receita e começa a fazer efeito no corpo em 15 minutos.
- Strepsils: pastilhas para dor de garganta. É a mesma que vende aí no Brasil.
- Própolis: para dor de garganta e se fala da mesma forma que em português.
- Probiótico: sempre é bom tomar probiótico, principalmente em viagens, quando comemos muitas comidas diferentes e a flora intestinal fica desregulada. Em francês se fala “probiotique” e há diferentes laboratórios.
- Omeprazol: serve para tratar refluxo, gastrites e proteger o estômago de remédios fortes e de muita comida e bebida. É vendido sem receita e, em francês, se fala “oméprazole”.
Esses são os remédios mais procurados e necessários em viagens. E fique atento: nas farmácias francesas não se vendem água, balas, chocolates, pastas de dente e absorventes. Tudo isso você encontra em mercados ou supermercados.
Agora você está preparado para uma viagem sem perrengues!
Agende sua viagem comigo para um passeio privado ou adquira meu Guia de Viagem da Borgonha, em formato e-book, ou prepare-se para entender sobre os vinhos da Borgonha com o meu curso básico de Vinhos da Borgonha – Volume 1. Link aqui na minha loja on-line.
Boa viagem!!
Juliana Lins Cruz
@vempraborgonha
Newsletter: Café & Borgonha